A PLANO CONSULTORIA AGROPECUÁRIA surgiu em outubro de 1983 com o projeto de desenvolvimento de tecnologias para o uso de subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos, em conjunto com a Destilaria Alcídia de Teodoro Sampaio-SP e Caldema de Sertãozinho-SP. A PLANO viabilizou, técnica e economicamente, o uso do bagaço de cana hidrolisado para bovinos em confinamentos, na suplementação a pasto e na produção de leite. Esta foi a primeira revolução no perfil da pecuária que a PLANO teve papel significativo.
Com visão multidisciplinar e empresarial, a PLANO passou a prestar
consultoria a fazendas nos seus diversos aspectos:
- Formação e manejo de pastagens
- Manejo reprodutivo do rebanho
- Suplementação na seca e nas águas
- Controles técnicos e econômicos
- Soluções em nutrição animal
- Gerenciamento, planejamento e produção
em fazendas de pecuária
- Auditoria Gerencial (AG)
Neste período,
a PLANO foi uma das primeiras empresas a propor um projeto de confinamento
de grande porte que teve como base alimentar as silagens de milho, capim elefante
e tanzânia (Fazenda São Joaquim, Pereira Barreto-SP - 1991). No final dos anos 90, em parceria com as empresas que fornecem insumos para nutrição animal, a PLANO participou do desenvolvimento de fórmulas de sal proteinado contendo ionóforos.
A partir de 2003 a PLANO desenvolveu e lançou o serviço de apoio a gestão pecuária denominado Auditoria Gerencial (AG). Esse serviço é uma ferramenta para administração integrada da propriedade, que controla de forma interativa as despesas, custos e receitas desde o planejamento até sua execução. Mediante um sistema detalhado e informações periódicas enviados pelo próprio pecuarista, são gerados dados financeiros e zootécnicos. Numa comparação estatística com fazendas de alta produtividade é elaborado um balanço anual capaz de identificar os pontos de baixa eficiência e indicar a solução para o aumento da rentabilidade.
Atualmente a Auditoria Gerencial (AG) vem sendo utilizada em diversas fazendas de pecuária de corte com excelentes resultados no apoio intensivo à gerência, controle e planejamento afetando positivamente a produção. Este serviço conta com o suporte de uma equipe de consultores especializados com mais de 30 anos de experiência em pecuária de corte.
A PLANO tem orgulho de ressaltar a grande variação na escala dos projetos que implantou e acompanha, estando entre seus clientes projetos de grande porte como o das fazendas da Ventura S/A. localizada em Figueirão - MS, com mais de 10.000 hectares, onde vem sendo conduzido um projeto de intensificação da pecuária de corte, com respeito ao meio ambiente e especial atenção ao manejo e adubação de pastagens, associado a técnicas rentáveis de nutrição do rebanho na seca, incluindo confinamento de uso estratégico para 5.000 cabeças. Por outro lado, a PLANO também presta assistência técnica e consultoria à fazendas de médio porte como a Fazenda Santa Mônica de 700 hectares de pastagem localizada em Alto Paraíso - PR que associa adubação de pastagens e suplementação animal que asseguram alto desempenho com bons resultados econômicos.
O corpo técnico da PLANO conta com engenheiros agrônomos (mestres pela ESALQ-USP e outras universidades) e profissionais associados como: zootecnistas, veterinários e técnicos agrícolas. Além disso, mantém uma equipe multidisciplinar por meio de parcerias para atender a todos os temas relacionados a agropecuária e meio ambiente.
Abaixo estão alguns clientes que a PLANO presta consultoria de forma regular:
Dourada S/A
(Serranópolis - GO) |
Ventura S/A
(Costa Rica -MS) |
Fazendas Vista Alegre e Rancho Alegre (Tangará da Serra - MT) |
Fazenda Santa Mônica (Alto Paraiso - PR)
|
Fazenda Palma da Babilônia
(Uberlândia - MG) | Trouw Nutrition Bellman (Mirassol - SP) |